quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lost 601&602 - LA X


Fui morto por um velho amigo que se cansou da minha companhia

E finalmente chegamos a tão aguardada temporada final de Lost. E como todo inicio de temporada, foi indescritível, arrebatador, simplesmente sensacional.

O destino foi cruel com os sobreviventes da ilha. A detonação da bomba de hidrogênio não impediu a construção da Cisne, a queda do avião, não modificou o futuro. Daniel estava errado? Os sobreviventes voltaram a ilha no seu tempo. E com isso veio mais uma perda irreparável. Juliet não agüentou a queda, a explosão e morreu. Juliet era a personagem feminina melhor explorada depois de Kate, mas que eu tinha um apreço muito maior. Um grande personagem de Lost morto, mais um. Infelizmente. E sua ultima palavra depois de morta para James foi: “Funcionou”. O que funcionou?

Mais um grande mistério de Lost. Ao menos, uma das maiores duvidas dos fãs foi respondida nesse episódio. O “irmão” de Jacob é a fumaça negra. Simplesmente fantástico. Descobrir que um personagem antagônico, usando a forma de John Locke pode se transformar naquele monstro foi algo aterrorizante, pensando no futuro dos sobreviventes da ilha. Que o diga Bem Linus, simplesmente em choque com isso.

Nesse episódio temos a ascensão de 2 personagens coadjuvantes ao status de personagens chave para o desfecho da história de Lost em sua ultima temporada: Saiyd e Hurley. Hurley parece ser o único a ainda conseguir se comunicar com Jacob depois que este morreu. A posição dele em comandar seus companheiros por possuir informações que mais ninguém tem é tão ambígua, dada as circunstancias de como sua personalidade foi construída nesses 6 anos é incrível. E inesperada. Na minha visão, Jack perde cada vez mais seu merecimento como líder dos “Oceanic”, ao passo que ele se torna cada vez mais alienado aos acontecimentos que cercam Jacob, “John Locke” e os seguidores de Jacob. Enquanto Hurley vai desempenhando o papel de guia que lhe foi imposto, muito bem.

E finalmente temos Saiyd. Praticamente morto no começo do episódio, ele foi levado ao templo com a ajuda de Jacob através de Hurley. Num templo, os seguidores de Jacob tem uma fonte que parece curar qualquer ferida, só que a água estava impura. E por isso Saiyd não conseguiu ser salvo. Na carta de Jacob, dizia que se Sayid morresse, grandes problemas viriam. O que esta para acontecer se Sayid morrer? Por que a vida dele é tão importante. O que acontecera agora que ele morreu? E então, no final do capitulo, a volta dos mortos. Saiyd vive. Mas a importância da vida dele ainda permanece oculta.

E no final desse post, quero atentar para o fato dos “flashbacks” do capitulo e parecem que irão permanecer pela temporada toda. Não existe mais o flashback comum, nem o flashforward. Há o que poderia ter acontecido com os passageiros do Oceanic 815 se o avião não tivesse caído na ilha. O futuro paralelo a isso. E isso foi uma idéia genial da produção. Mais um aspecto da vida dos sobreviventes será mostrado, de uma forma inovadora e muito bem feita. A expectativa pelos próximos episódios só aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Design By:
SkinCorner