sexta-feira, 26 de março de 2010

Lost 6x09 Ab Aeterno

Eu fiz um único post sobre os episódios da sexta temporada de Lost. Tenho que confessar a dificuldade que tenho em conseguir escrever sobre essa magnífica série. Bem, acompanho a série logo após o lançamento da Segunda Temporada em DVD, portanto a mais ou menos 5 anos. Lost é algo que me prende, uma série que sou totalmente apaixonado. Por isso nunca acho que meus textos são dignos, que tem a qualidade necessária para falar de algo tão bom.

Só que esse episódio me deu a vontade necessária para tentar escrever sobre a ultima temporada de Lost novamente. Nem o “Dr. Linus” me fez tentar escrever sobre Lost, e olha que considerei esse como um dos melhores episódios já lançados de Lost, e ainda tinha como destaque meu personagem favorito de Lost: Benjamin Linus, soberbamente interpretado pelo excelente Michael Emerson.

Voltando ao episódio dessa semana. Assim como “Dr. Linus”, “Ab Aeterno” foi um dos melhores episódios já lançados de Lost e simbolizou perfeitamente a proposta que a ultima temporada deveria ter: Revelações, Destiny Found.

Enquanto os primeiros episódios dessa temporada, tinham revelações esporádicas sobre alguns mistérios relativamente importantes dentro da trama construída durante as ultimas 5 temporadas mas lançavam luz sobre outros mistérios ainda mais intrigantes e ainda fazia com que todos os fãs ficassem especulando sobre flashsideways e realidades alternativas, o que é real e o que não é, Ab Aeterno se dedicou quase que exclusivamente a revelações dos mais importantes mistérios de Lost.

Iniciando com o belo passado de Richard Alpert, descobrimos como ele foi parar na ilha, como sobrou apenas um pé da estatua na praia e como Richard se tornou o “conselheiro” da Ilha.

Quero dar um destaque especial a um personagem de Lost, que mesmo morto me agrada cada vez mais na trama: Jacob. Ele é um personagem tão intrigante, tão bem construído, alguém com uma aura de ser superior mas que erra e fraqueja, como foi demonstrado na sua expressão ao ouvir Richard dizer: “Se não, ele o fará”. Magnífico. Torcemos para que Jacob continue sendo um personagem chave nesses últimos episódios de Lost.

Agora vamos ao que eu considero como a principal revelação do episódio: A explicação de Jacob sobre “o que é a Ilha”. Eu deu a entender que a ilha é uma prisão ao que tudo indica para o seu “irmão”, a entidade da fumaça negra. E que ele guarda essa prisão. Simplesmente sensacional.

Mas como se trata de Lost, toda revelação vem acompanhada de outros tantos mistérios, e cada vez mais perguntas. Ai vão algumas:

Se a ilha é uma “prisão, o “irmão” do Jacob sempre esteve preso ali ou em algum ponto da história, ele foi trancafiado ali?

Quem o prendeu ali então? E por quê?

Com Jacob morto, por que ele ainda não saiu dali?

Ele pode sair dali com os candidatos a sucessão do Jacob ainda vivos?

Muitas revelações, mais perguntas ainda. Lost caminha magnificamente para o seu final, que promete ser avassalador.

Inesquecível.

2 comentários:

  1. 'Ele é um personagem tão intrigante, tão bem construído, alguém com uma aura de ser superior mas que erra e fraqueja, como foi demonstrado na sua expressão ao ouvir Richard dizer: “Se não, ele o fará”. Magnífico. '

    Eu não acho que o Jacob tenha errado... apenas parou para pensar em como agir com o Richard.

    Acho que com tantos anos de existencia e com tanta gente aparecendo, ele com certeza ja se fez essa mesma pergunta varias vezes.

    ResponderExcluir
  2. Dizer que a última temporada de lost é excelente é ser burro e alienado. Os caras acabaram com a série na última temporada, uma série realmente linda e intrigante até a quinta temporada. Esta ultima, trata-se de uma série de colchas de retalhos e de destruição gradativa de personagens! Uma pena!

    Aliás...onde está o BEn que tanto você gosta e eu também?

    ResponderExcluir

 

Design By:
SkinCorner