quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Construindo e Destruindo expectativas








Quem acompanha minhas postagens, seja aqui no blog ou em comunidades do orkut, já deve ter percebido meu descontentamento com o mangaka de Naruto: Masashi Kishimoto. Uma irritação visível com o andamento da história ja me acompanha há muito tempo. Eu ja leio Naruto semanalmente há quase 2 anos. Foram capítulos seguidos de estranhamento, queda na qualidade do traço, incoerências, sagas maçantes, em resumo: A qualidade do manga como um todo caiu, drasticamente.

Todas as minhas expectativas com Naruto foram destruídas pela mão que guia a história. Alguém que se perdeu no caminho. Tudo que eu esperava para a história ficou para trás e somente o descontentamento ficou. Aquela sensação de que cada pagina poderia ter sido melhor, que cada quadro deveria ser feito de um jeito melhor. Que as histórias poderiam ser melhores contadas, que as ações dos personagens fossem mais coerentes, que as suas personalidades não fossem destruídas. "Mas eu não espero mais isso, visto o histórico do nosso querido mangaka em transformar bons personagem em nada". Essa frase esta quase se transformando em um bordão.

Só que infelizmente essa é a realidade. E a Sakura esta ai para concordar comigo. O que foi feito dela nos últimos capítulos chega a ser risível. Mentiras, sentimentos confusos, coragem para fazer o que era necessário, sentimentos opostos e de concreto nada. Apenas ser salva de um jeito forçadamente clichê. E mais uma vez a chance de mudar a posição da Sakura dentro da história foi jogada no lixo, junto com o rascunho de uma pagina mal feita.

Essas expectativas destruídas são culpa única e exclusivamente do Kishimoto. Aqui, você que é contrario a minha opinião deve estar se perguntando: O que o Kishimoto tem a ver com a opinião de um louco que não gosta de Naruto como você? A questão aqui é simples: envolvimento emocional com a obra. Ao contrario do que muita gente pode pensar a meu respeito, eu gosto de Naruto. Gostava muito mais a 2 anos atrás. Não ha mais a qualidade que a obra alcançou na sua fase clássica. Não ha inovação, não ha transformação na obra. Não existe a tensão, a expectativa para a próxima semana desapareceu e sobrou apenas o descontentamento.

Imaginem a história como um viajante numa estrada cheia de caminhos. Ele tem infinitas possibilidades de ir adiante, ou voltar, tomar à esquerda ou à direita, e cada escolha pode transformá-lo de um jeito único e inimaginável, tornando aquela caminha à coisa mais esplendida ja vivenciada. Ou ele pode simplesmente parar, e começar a andar em círculos. Esse foi o caminho escolhido por Kishimoto. Escolher o caminho mais óbvio, e trilhá-lo da pior maneira possível, onde a expectativa ja esta morta e enterrada.



A culpa por essa minha visão de sempre esperar algo novo e surpreendente nas histórias que eu acompanho se deve 100% a uma única pessoa: Eichiiro Oda.

Acompanhando os últimos capítulos de One Piece, minha sede por algo novo se tornou lei nas obras que eu acompanho. A dinâmica imposta pelo mangaka em One Piece é algo até certo ponto chocante. Chega a ser inimaginável para mim existir a capacidade que Oda tem para transformar sua obra em algo completamente diferente do que foi a 1 semana atrás, e mesmo assim torná-la sempre melhor do que foi antes dessa transformação. É inconcebível acreditar que realmente exista tamanha genialidade pra criar algo tão dinâmico. Algo que esta em permanente transformação e não ser engolido pelo monstro que essa obra se tornou.

Mas nem todos os mangakas se chamam Eichiiro Oda. Voltando a história do viajante, Oda conseguiu criar um caminho com o dobro de possibilidades, onde ele sempre consegue achar uma passagem secreta, um caminho melhor que o anterior para sua obra fluir. Seja sempre em frente, ou mesmo voltando nessa trilha pra ir com mais força para o final da linha. Até o termino dessa sua Grande Linha, tecida com infinitos caminhos, cada escolha melhor que a anterior. E assim, fazendo a história de uma das maiores obras já lida por mim.


11 comentários:

  1. parabens vc falou tudo que penso kishi viajou legal e ta deixando a desejar

    ResponderExcluir
  2. Realmente naruto está decepcionante, e pode ser que isso fique mais explicito para aqueles que também acompanham One Piece, que está, pra dizer pouco, maravilhoso.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Velho eu acho OP simplesmente mothafuckchutabundas. Em Naruto pra mim a melhor coisa q aconteceu foi a evolução do Sasuke. Não há como não comentar sobre isso, foi uma evolução fantastica de um personagem que tinha tudo pra ser feliz e agora virar um vilão. Ao meu ver foi a melhor coisa q já aconteceu em Naruto. Mas, enfim =D Muito bom cara, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu vi seu texto na comu OPbrasil, no orkut e fiquei curioso, então resolvi vir no seu blog e ler na integra e só posso dizer que concordo em genero, número e grau com seu ponto de vista e vou mais longe: Bleach está no mesmo pé de Naruto. Sou um "coroa" admirador de animé e mangá, já vi e li muita coisa e digo que estou chocado com a queda de qualidade em Bleach e Naruto. De resto, favoritei seu Blog. Estarei sempre por aqui. Daniel Vale

    ResponderExcluir
  5. Ok. É uma opinião e como qualqer opinião deve ser respeitada, principalmente quando é bem fundamentada.
    Eu não partilho o mesmo ponto de vista. Não vou comparar a manga Naruto com qualquer outra, não acho interessante. A meu ver, as personagens têm personalidades fortes, marcantes e bem diferentes. Os acontecimentos, ao contrário do que muita gente diz, não são bem previsíveis.
    O Kishimoto a estragar as personagens? A manga é preciso ver como um todo. Ainda não acabou a histoia em si e, o que emporta no final é que a personagem faça o que está certo. Como qualquer pessoa, temos altos e baixos na vida e é isso que o Kishimoto tenta transmitir.
    Depois, o Naruto tem um bom nível de cultura (elementos, Deuses, técnicas, os simples "hand seals", isto tudo é baseado em cultura, não é 100% inventado) muito acima da média, que pelo menos pra mim torna tudo muito mais interessante.
    O desencadear dos factos sim, ok, no geral é um bocado previsível; mas isso deve-se à tentativa de apoximação à realidade.

    Aqui fica a minha opinião, e não estou a defender ninguém nem a apoiar ninguém, é simplesmente o meu ponto de vista. Uma manga com personagens fortes e marcantes, níveis de magia e cultura altos, e um desnrolar de acontecimentos bastante aceitável. Para mim é uma muito boa manga, e não passa a ser má só porque em certa parte da manga a história deixa de ser aquilo que eu acho que devia ser.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc Everton e tambem com o comentario de Daniel Vale.
    Somente que não só se resume a Bleach e Naruto, acompanho animes a muito tempo e vejo como uma obra que poderia ser bem melhor acaba caindo.
    Geralmente por que o autor/Mangaka acaba não tendo cacife pra segurar o sucesso da obra, pode ficar com medo de acabar a obra e não conseguir fazer outra boa, nisso começa a enrolar e ai tambem entra a parte finançeira, ou seja, enquanto esta vendendo muito a editora não vai deixar ele acabar ou fazer o que quiser com a obra, acaba saindo do controle do autor, por isso deixa de ser uma bom trabalho artistico e se transforma em uma uma obra comercial "baseada no dinheiro".

    ResponderExcluir
  7. Bem, concordo com o anonimo que diz que todos tem altos e baixos e que os personagens de naruto tem ricas personalidades e a historia é cheia de cultura e outras coisas, mas acredito que comparações são sempre saudáveis e fazem crescer e estou em plena concordancia com o texto do Everton!
    Oda Sensei realmente faz algo insano, já até desisti de pensar "e depois disso? será que ele consegue fazerr algo melhor?", pensei isso na saga Arlong, com o fim de Alabasta, Skypiea, ennies lobby, thriller bark e hoje só acredito numa coisa "sim, ele consegue!", mesmo quando impensavel.
    Pode se dizer que animes e mangas tem altos e baixos, mas One piece absurdamente so teve altos ate hoje, diferente até de outras series que no anime fica sem graça e enrolado, one pice consegue que seu anime seja tão bom e algumas vezes melhor do que o mangá, especialmente em cenas como a do Bink's Sake, a luta em Sabaody park, entre outras que já sao incriveis no manga e no anime atingem a perfeição.

    Mas ele também é humano, tanto que essa semana tirou folga, acho que para pensar no que fará agora que eles chegarão no novo mundo, teremos que esperar para ver o que é possivel agora.

    Concluindo, desde que comecei a ler One Piece, eu me viciei e me tornei muito mais critico em series que vejo e cheguei a uma conclusão de que "tudo é permitido", sendo assim nenhum mangaka deveria ficar se prendendo a sua propria trama.

    Muito bom post!
    Parabens =]

    ResponderExcluir
  8. desistir de Naruto quando comecei a ver e assistir o brilhantíssimo Oda, não existe uma só explicação acessível que explique o porque esse cara conseguir fazer voce parar tudo o que está fazendo para ver se o episódio/manga já saio, Oda tem um talento que pouquíssimos mangatas e até mesmo outros artistas tem hoje em dia

    ResponderExcluir

 

Design By:
SkinCorner